sábado, 10 de novembro de 2012

Exposição revela mistérios da percepção visual dos bichos



Uma exibição da Universidade de Lincoln, na Grã-Bretanha, explica a evolução e a diversidade da coloração animal - inclusive colorações invisíveis aos olhos do ser humano que podem ser vistas apenas pelos bichos e servem como forma de comunicação.
"Nós confiamos demais na nossa visão cotidiana sobre as cores e tendemos a acreditar que elas representam o limite do mundo visual. Mas a capacidade de visão dos animais e a percepção de mundo que ela possibilita difere completamente da nossa", afirmou o pesquisador Tom Pike, da Universidade de Lincoln.
Porém, alguns animais enxergam mais cores que outros. As aves, por exemplo, possuem quatro tipos de fotoreceptores e conseguem enxergar até luz ultravioleta. Os cães têm apenas dois tipos e enxergam praticamente em preto e branco. As imagens produzidas pelos pesquisadores ilustram as diferenças entre esses tipos de visão.
Fonte: http://www.estadao.com.br/noticias/geral,exposicao-revela-misterios-da-percepcao-visual-dos-bichos,896169,0.htm

Ciclos bioquímicos é tema de aula indicada pela FGV


A Fundação Getulio Vargas (FGV) lançou em setembro um portal gratuito com foco no ensino médio, o Ensino Médio Digital. Diariamente, o Estadão.edu oferece dicas de aulas online montadas pela FGV para ajudar na preparação para o Enem.

As indicações, que devem ocorrer até o início de novembro, serão organizadas de forma a atender aos principais conteúdos cobrados pelo Enem.

A aula "Ciclos bioquímicos" foi sugerida pelo professor Mauro Braga*. Abaixo, um breve comentário sobre o seu conteúdo.

"A população produz direta ou indiretamente uma série de resíduos todos os dias. Contudo, poucos têm a clara noção de que na natureza os elementos e compostos químicos que a compõem estão em constante movimento. Os ciclos biogeoquímicos são, portanto, de grande valia para determinar, por exemplo, os impactos ambientais causados por estes resíduos produzidos.

A aula em questão aborda o tema de forma abrangente. Importantes ciclos para um desenvolvimento sustentável, como o do carbono, do nitrogênio e o da água, são amplamente discutidos. Em cada ciclo estes elementos e compostos químicos são absorvidos e reciclados por componentes bióticos e abióticos, estabelecendo uma relação de troca entre organismos vivos e ambiente físico.

No Enem os ciclos biogeoquímicos têm sido constantemente abordados nas questões de Ciências da Natureza. Sendo assim, o estudante deve ter atenção especial ao tema."

* MAURO BRAGA É PROFESSOR DO COLÉGIO PEDRO II E DO SÃO VICENTE DE PAULO, DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ENSINO DE QUÍMICA DO IQ/UFRJ E DO CURSO DE EXTENSÃO EM QUÍMICA DA FUNDAÇÃO CECIERJ.
Fonte:http://www.estadao.com.br/noticias/vidae,ciclos-bioquimicos-e-tema-de-aula-indicada-pela-fgv,953053,0.htm

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Simplesmente Mulher...





As mulheres cada vez mais estão ganhando seu espaço em meio a sociedade, buscando se destacar  e dar o melhor de si em tudo que faz em pleno “território masculino”  quebrando regras, gerando  revoltas, criando adaptações ao seu espaço .
Cargos importantes estão sendo preenchidos cada vez mais por mulheres, com isso fazendo o sexo oposto  procura a concorrência em tudo e não aceita que as mulheres se destaquem em coisas que “ sempre foram feitas por homens”  causando o machismo pelos homens.
A mulher ao ganhar o seu espaço na sociedade masculina, com toda sua raça e determinação, jamais deixa de  ser sensível, carinhosa, sonhadora, batalhadora, acolhedora, amiga, namorada, mãe, avó e acima de tudo não deixa de ser mulher mesmo enfrentando problemas no trabalho, famosa TPM, problemas de saúde etc..,  ela sempre no final do dia estará com um belo sorriso  para agradar a todos a sua volta.
Ser mulher é ser aquela que batalha pela igualdade, que  sonha, que ama, que é amiga, ser mulher é aquela que dita novas regas, procura sempre melhorar o local onde está,  é aquela que traz alegria, que cuida e o mais simples  nunca deixa de ser mulher. 

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Para os enteressados em Biomedicina!

É a área das Ciências Biológicas voltada para a pesquisa das doenças humanas, suas causas e os meios de tratá-las. O biomédico identifica, classifica e estuda os microrganismos causadores de enfermidades e procura medicamentos e vacinas para combatê-las. Faz exames e interpreta os resultados de análises clínicas, para diagnosticar doenças, e análises bromatológicas, para verificar contaminações em alimentos. Esse profissional trabalha em hospitais, laboratórios e órgãos públicos de saúde, fazendo pesquisas e testes. Atua em parceria com bioquímicos, biólogos, médicos e farmacêuticos.


Mercado de Trabalho

A maioria dos profissionaistrabalha em laboratórios de análises clínicas e diagnóstico por imagem. Mas uma parte permanece na carreira acadêmica. "É comum continuar na universidade como pesquisador, principalmente na área de saúde", diz Wilson de Mello Junior, coordenadordo bacharelado em Ciências Biomédicas, da Unesp de Botucatu (SP). Outras áreas também têm demandado esse profissional, como a análise forense, na função de perito criminal. Nas capitais e grandes cidades, clínicas de reprodução assistida oferecem vagas a quem se especializa em biologia molecular, genética e microbiologia. Nas regiões de concentração de indústrias alimentícias - como a cidade de Ribeirão Preto e o Vale do Paraíba, no interior de São Paulo, e o sul do país, a procura é grande por profissionais para a análise de qualidade. Boa porta de entrada para o mercado de trabalho são institutos de pesquisa como a Fundação OswaldoCruz, no Rio de Janeiro, e o Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo. Ambos vêm investindo em biologia molecular e pesquisas com célula-tronco. 




Curso

O currículo inclui aulas de fisiologia, bioquímica, informática e administração laboratorial, metodologia científicae inglês - essas duas últimas disciplinas são imprescindíveis para a elaboração e a interpretação de textos e trabalhos científicos. Quase a metade do currículo é dedicada a práticas de laboratório, em que o aluno aprende a lidar com equipamentos, substâncias e compostos químicos. Desde o início do curso, o estudante deveparticipar de seminários, feiras e congressos para reciclar seus conhecimentos, pois essa é uma das áreas científicas em que as inovações mais ocorrem. No último ano do curso, é preciso escolher uma área específica para fazer estágio eescrever uma monografia. 

Atenção: Algumas escolas oferecem Biomedicina sob onome Ciências Biológicas (modalidade médica). Na UFRJ, no Rio de Janeiro, há três possibilidades sob a denominação Ciências Biológicas: microbiologia e imunologia, biofísica e modalidade médica.
Duração média: quatro anos.
Outros nomes: Ciên. Biol. (biofísica); Ciên. Biol. (modal. méd.); Ciên. Biol.:Biofísica; Ciên. Biol.: Microbiologia e Imunologia; Ciên. Biol.: Modal. Méd.; Ciên. Bioméd.


O que você pode fazer

Analise Ambiental

Fazer análises físico-química e microbiológicas para saneamento do meio ambiente, inclusive de água e esgoto.

Análises bromatológicas

Estudar as propriedades dos alimentos, composição química e calórica, desde a produção, passando pela coleta e pelo transporte, de modo a garantir que não haja adulteração.

Análises Clínicas

Realizar exames clínicos em laboratórios e hospitais, assinando os respectivos laudos, para identificar agentes causadores de doenças.

Anatomia

Estudar a estrutura e a forma dos organismos.

Biofísica

Investigar os processos fisiológicos dos seres vivos, utilizando conceitos da física.

Biologia Molecular

Pesquisar a estrutura e o funcionamento das moléculas de DNA e RNA, das proteínas e dos genes responsáveis pela transmissão dos caracteres hereditários. Atuar nos processos de fertilização para reprodução animal e humana.

Bioquímica

Analisar o metabolismo dos animais e vegetais, verificando a composição química deles.

Biotecnologia Manipular

Substâncias e microrganismos para a industrialização de alimentos ou fabricação de medicamentos e cosméticos, entre outros produtos.

Citologia

Estudar a estrutura, a composição e as funções das células.

Diagnóstico por Imagem

Realizar exames que possibilitem diagnóstico por imagens, como ultrassonografia.

Docência e Pesquisa

Pesquisa orientar projetos de pesquisa e ministrar aulas teóricas e práticas.

Embriologia

Estudar a formação dos tecidos e órgãos animais, inclusive humanos.

Farmacologia

Estudar as propriedades físicas e químicas, os efeitos bioquímicos e fisiológicos e os usos terapêuticos dos fármacos.

Genética

Pesquisar as leis e os processos de transmissão de caracteres hereditários e o papel dos genes na definição das características de um ser.

Histologia

Examinar tecidos e órgãos de animais e plantas.

Imunologia

Investigar o sistema de defesa do organismo humano para a produção de vacinas e medicamentos.

Microbiologia

Estudar microrganismos, como bactérias, vírus e fungos. Parasitologia analisar os organismos animais e vegetais que sobrevivem à custa de outros.

Patologia

Estudar, diagnosticar e tratar doenças.

Psicobiologia

Estudar as relações entre o sistema nervoso e o comportamento humano.

Sanitarista

Atuar em órgãos de vigilância sanitária.

Toxicologia

Analisar efeitos adversos de substâncias que possam ser tóxicas, como cosméticos, medicamentos, veneno de insetos etc.

Biotenologia? o que é isto?


Atualmente, os meios de comunicação têm divulgado inúmeras descobertas atribuídas ao uso de tecnologias avançadas associadas à biotecnologia. Alimentos transgênicos, modificados geneticamente, clonagem e tantas outras descobertas associadas ao tema predispõe a cada dia a necessidade de se saber pelo menos do que se trata essa tal biotecnologia.
A Biotecnologia apresenta várias definições de acordo com o olhar a ela lançado, mas de uma forma bem simples, é um conjunto multidisciplinar de conhecimentos que visa o desenvolvimento de métodos, técnicas e meios associados a seres vivos, macro e microscópicos, que originem produtos úteis e contribuam para a resolução de problemas.